segunda-feira, 11 de junho de 2012

Roland Garros 2012 -despedida

Super-Nadal ganha Roland Garros pela sétima vez
Divulgação
2012/nadal/0611_rg_ajoelha_int.jpg
Nadal perdeu só um jogo no torneio em oito anos

Paris (França) - Nem mesmo Novak Djokovic conseguiu parar Rafael Nadal em Roland Garros. O espanhol completou nesta segunda-feira a vantagem construida na véspera e conquistou um histórico sétimo título no saibro parisiense, ao anotar as parciais de 6/4, 6/3, 2/6 e 7/5.

Nadal supera de vez o sueco Bjorn Borg, que era o único homem com seis troféus, e se iguala à norte-americana Chris Evert. Ele sobe ainda para 11 troféus de nível Grand Slam, equiparando-se ao próprio Borg e ao australiano Rod Laver. Fica assim atrás apenas de Roger Federer (16), Pete Sampras (14) e Roy Emerson (12).

Djokovic, por sua vez, perde a chance rara de conquistar os quatro torneios de Grand Slam consecutivamente. Ele havia ganhado Wimbledon, US Open e Australian Open sempre em cima do próprio Nadal. Além disso, perdeu a série de 27 jogos invictos em Slam, segunda melhor marca da Era Profissional, atrás apenas das 29 de Laver.

A partida havia sido suspensa no domingo, quando Djokovic liderava o quarto set por 2/1, com uma quebra de vantagem. No reinício, o cabeça 1 não entrou com a mesma energia e acabou cedendo o serviço com erros. Os dois mantiveram então seus games de saque sem sustos, até que no 12º game o forehand de Djokovic falhou e Nadal fechou na primeira chance, com dupla-falta, após 3h49. Além do troféu, Rafa embolsou 1,25 milhão de euros, cabendo 625 mil ao vice.

No domingo, Nadal controlou a partida. Quebrou o saque de Djokovic duas vezes no primeiro set. O sérvio foi mais agressivo e contou com erros do espanhol para se recuperar, com 3/3, mas no game seguinte perdeu o serviço com uma dupla-falta. Nadal abriu o segundo set novamente com quebra e não cedeu terreno. Com 5/3, houve uma breve interrupção por chuva que não impediu Nadal de fechar o set e abrir 2/0 no terceiro set. Nesse meio tempo, o número 1 destruiu um banco de descanso com sua raquete.
Porém, Djokovic iniciou uma reação espetacular e venceu oito games seguidos, um feito até então inédito para o espanhol no torneio. Além de virar a parcial para 6/2, o sérvio converteu a quebra no início do quarto. Nervoso, Nadal finalmente confirmou o saque e o jogo foi interrompido em 2/1 pela volta da chuva.

No 33º duelo entre os dois, Nadal ampliou o placar para 19 a 14, obtendo sua terceira vitória consecutiva no saibro, piso onde também tem incrível vantagem de 12 vitórias em 14 duelos. O espanhol toma a dianteira também em finais, com 8 a 7. Roland Garros marcou o quarto evento seguido de Slam decidido entre os dois, algo inédito na Era Profissional.

Esta foi a primeira vez desde 1973 que a final de Roland Garros precisou ser adiada para a segunda
Veja os resultados finais
Roland Garros (França) - Saibro - € 8.487.000Veja a CHAVE MASCULINA
Final
[2]Rafael Nadal (ESP) vence [1]Novak Djokovic (SER), 6/4 6/3 2/6 7-5

Juvenil - Final
[6]Kimmer Coppejans (BEL) v. [5]Filip Peliwo (CAN), 6/1 6/4
Roland Garros (França) - Saibro - € 8.375.000Veja a CHAVE FEMININA
Juvenil - Final
[2]Annika Beck (ALE) v. Anna Schmiedlova (ESL), 3/6 7/5 6/3
 Essa semana estou em Marseille -França torneio de $100.000 dólares  seguindo o tour  Europeu.Valeu galera !

Nenhum comentário:

Postar um comentário