quinta-feira, 21 de maio de 2015

A fisioterapia na prevenção de lesões nos tenistas

Ola pessoal ! Tudo bem?

Bom hoje resolvi postar algo sobre a fisioterapia já que é uma área que cresceu muito nos ultimos anos .Sabemos da importância da fisioterapia clinica que trabalha na recuperação de lesões e acelera o retorno do altleta a sua rotina normal de treinos ,mas nos ultimos anos a  fisioterapia preventiva cresceu muito e  cada vez mais é utilizada pelos tenistas profissionais e amadores para prevenir lesões que possam aparecer no corpo do atleta em função do alto esforço físico que o tênis exige diminuindo consideravelmemte o número de lesões nos mesmos.

 Como eu não sou um especialista da área pedi para que a fifisioterapeuta da minha  equipe ,Adriana Gomes ,escrevesse algo sobre o trabalho que ela realiza com os atletas na academia Play Tennis .A seguir podemos ler uma pouco sobre o esse trabalho .


"A Fisioterapia desportiva possui atuação preventiva e de reabilitação de lesões.
Por isso, desenvolvemos um trabalho, por meio de treinamento sensório-motor e proprioceptivo, com treinos individuais ou em grupo. Montamos circuitos e trabalhamos adequação postural, que favorece uma maior estabilidade articular na coluna vertebral.

Além disso, promovemos recuperação muscular com técnicas de massoterapia e liberação miofascial que ajudam a acelerar o processo de recuperação muscular após uma sequencia de treinos e jogos.

Com o objetivo de melhorar a performance e o desempenho doas atletas, também realizamos uma minuciosa avaliação clínica e funcional individualizada, na qual, orientamos os esportistas e seus respectivos treinadores quando aos possíveis desequilíbrios musculares.

Portanto, as prevenções associadas à potencialização máxima das funções do atleta e às orientações de treinamento estão diretamente relacionadas."

O tenista tem que saber que quanto mais ele cuidar do seu corpo mais ele diminuirá  o risco de lesões mais graves e consequentemente diminuirá  o número de dias que ele poderia ficar afastado do circuito de torneios  que  disputa durante o ano .

A fisioterapia está  ai para ajudar o tenista diariamente  e em função disso evoluiu muito através  dos aparelhos e técnicas utilizadas pelos profissionais que nela atuam,com isso  cabem aos atletas entenderem a importância de cuidar do seu corpo e usufluir  dessa técnica que os ajuda constantemente a manter o equilíbrio do corpo evitando lesões.

A fisioterapeuta Adriana Gomes é formada na universidade UNIP,Pós graduada em Reabilitação no esporte UNIFESP,Cursando :osteopatia alem disso é formada  em Pilates,RPG,Kinesio tapping e Terapias Manuais ,e atualmente é fisioterapeuta da equipe Messias Tennis /academia Play Tennis e também faz atendimentos particulares .

                                                      Fisioterapeuta   Adriana Gomes


Atleta profissional Laura Pigossi

                                                    Atletas na fisioterapia preventiva
                                                    na academia Play Tennis (Morumbi)


                                                   Fisioterapeuta Adriana Gomes




   Os atletas tem que se lembrar que o seu corpo é sua ferramenta de trabalho ,por isso a importancia de cuidar dele da melhor maneira possivel conseguindo  assim um melhor  desempenho na quadra .

 Valeu galera !